sábado, 3 de julho de 2010

A Praça Hoje de 23/ 05 a 03/06/10







Foram mais de três meses diante do processo de revitalização da Praça, limpeza, poda de árvores e grama e retirada de lixo e entulho.
Claro que não poderia fazê-lo se não contasse com o apoio da PMSP-Sub-Jabaquara.
Devido a poda das árvores que impediam a entrada de luminozidade, fez com que a praça ficasse menos escura e perigosa durante a noite. O incentivo aos usuários sobre a importância da revitalização e respeito com a mesma não esta sendo tão facíl, pois muitos ainda se encontram resistentes, principalmente no que diz respeito ao lixo e fezes de cães que interferem diretamente no bem estar de todos.
Em uma de minha abordagens de consciêntização a um usuário que sempre leva seu cão para defecar, o mesmo ficou aborrecido e descontrolado. Apelou para agreção física e verbal,resultando em ocorrência policial.
Não vou desistir. Vou continuar meu trabalho com a dedicação de sempre e total respeito aos usuários.
"Os jardins devolvem às pessoas o verde que a cidade lhes roubou".
Burle Marx

Fezes de cães não recolhidas oferecem riscos à saúde




Diário OnLineUm passeio ao ar livre faz bem tanto para a saúde dos cães quanto para seus donos, e a prática regular de atividades físicas ajuda no combate a doenças e a melhorar a qualidade de vida de ambos. O problema é quando esses passeios se tornam pretexto para que os animais de estimação façam de banheiro as calçadas dos vizinhos.
O diretor do Curso de Veterinária da Uniban (Universidade Bandeirante de São Paulo), José Alberto Pereira da Silva, explica que além de causar mal-estar por conta do odor desagradável, as fezes deixadas nos locais públicos podem transmitir doenças. "As fezes são eliminadas com ovos de parasitas, que podem gerar enfermidades como o bicho geográfico e lombrigas. Correm riscos tanto o homem quanto o próprio animal", alerta.
Segundo Silva, dependendo do grau de infecção, as parasitoses, como são conhecidas essas doenças, podem levar à morte. "E o perigo é muito maior para as crianças, pois, na maioria das vezes, elas têm uma noção de higiene que ainda não é adequada e acabam tocando nas fezes, areia ou grama contaminadas"

MÉTODOS: Entre os meses de maio a dezembro de 2003 foram visitadas 78 praças, localizadas em cinco diferentes áreas do município de Ribeirão Preto - SP: sudoeste, noroeste, norte, central e sudeste. Foram recolhidos 331 "pools" de material fecal canino, os quais foram processados pela técnica de sedimentação espontânea.

RESULTADOS: Em 56,8% "pools" foram observados os parasitos zoonóticos: Ancylostoma spp. (41,7%), Toxocara canis (24,2%), Trichuris vulpis (15,7%), Giardia spp. (10,2%) e Isospora spp. (3,3%). A prevalência de parasitos foi maior nas praças localizadas na área norte do município (70%).

CONCLUSÕES: É necessária a adoção de programas de preservação sanitária destes locais, no sentido de prevenir a contaminação ambiental por parasitos potencialmente patogênicos para o homem.

Fonte: Fernanda Borges (Diário grande ABC)

Eu como zelador da praça e morador do bairro fico indignado com total desrespeito dos usuários que LEVAM e os que SOLTAM seus CÂES para DEFECAR, sujando a mesma e interfirindo diretamente no meu trabalho e na saúde principalmente das crianças. Além disso quando são advertidos, alguns deles, se aborrecem, e em um caso mais grave chegando até em agreção física e verbal contra mim.

domingo, 23 de maio de 2010

ZELADORIA DE PRAÇA DE 16/03 Á 16/05























Essas fotos representam um olhar panorâmico do trabalho que venho desenvolvendo durante dois meses (de 16 de março a 16 de maio) na praça do meu bairro. Lixo, ervas daninhas, folhagens, fezes de animais, entulho, despachos,moradores de rua e viciados eram elementos predominantes no local. Desde as calçadas as alamendas que compunham a praça estavam sujos e desencantados.
As relações com os vizinhos também não foram das melhores, pois quando comecei a trabalhar efetivamente, alguns deles não legitimavam minhas ações e muitas vezes sabotavam devido ao hábito que muitos tinham em depositatar seus lixos e entulhos na praça, além de levar seus animais para fazer suas nessecidades fisiológicas.
Minhas ações de revitalização e manutenção foram desenvolvidos através de um projeto elaborado pela PMSP,Secretarías e Sub-Prefeituras, resultados de treinamentos e curso atribuidos a área.
Hoje, com a aceitação dos frequentadores, transeuntes e vizinhos,a praça está sendo mais frenquentada e preservada.
Já demos um grande passo, mais há muita coisa a fazer e terá que contar, principalmente com o suporte do poder público no que diz respeito ao investimento em iluminação, pintura, novos brinquedos(reestruturação dos espaços já existentes), novos bancos, lixeiras, plantio de novas espécies de plantas ornamentais, poda de árvores e grama,aparelhos de alongamento para idosos existentes em outras praças.
Agradeço a todos que acreditam e colaboram para a manutenção e revitalização da Praça Barrânia,é como costumos dizer: "Cada um tem a praça que merece" e o que merecemos são espaços como este para o bem-estar de todos. Conto com a colaboração da comunidade para o bem da coletividade.

A PRAÇA É SUA.

A praça ontem






segunda-feira, 3 de maio de 2010

segunda-feira, 5 de abril de 2010

domingo, 4 de abril de 2010

foto 8

foto 7

foto 6

foto 5

foto 4

foto 3

foto 2

foto 1

frases

Nós devemos ser a mudança que queremas ver no mundo.(Ganhi)

Um dia na praça

Esta Praça sem nome oficial cito a rua Barrânia esq. com ruas Ajuritiba e poentes do Inverno jd Oriental Jabaquara.

zeladoria Ínicio em 16/03/2010

Foto inicial em 14/03/2010